O EP Quixabeira de Daniel da Quixabeira é um trabalho feito nas tradições do Samba da Bacia do Rio Jacuípe-Bahia. O novo disco pode ser acessado através das redes sociais do artista; são seis canções com temáticas tanto do cotidiano quanto o contexto sócio-político baiano, reforçando a identidade musical e ancestral.
De acordo com o sambador, como Daniel faz questão de ser chamado, o EP faz uma homenagem a sua cidade, homônima ao título do disco, localizada no interior da Bahia, na Bacia do Jacuípe. “O Quixabeira traz consigo elementos de reflexão sobre a realidade do povo da região. Composto por Toadas, Chula Boiadeira, Martelo e Batuque, tradições fortalecedoras da cultura afro-brasileira do sertão baiano e, nesse caso, a Comunidade Quilombola do Alto do Capim”, descreve o artista.
Daniel da Quixabeira expressa nesse trabalho a sua ancestralidade, a herança deixada por suas avós Dona Irani e Dona Terezinha, sem esquecer dos seus avôs Chico do Norte e Valdemar, além dos amigos sambadores Darinho da Viola , Antuzo e Néo Sambador. “Este EP provoca um diálogo entre o novo e velho . Um trabalho atravessado pela realidade atual”, destaca.
O EP Quixabeira tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Ficha Técnica
Produção Executiva: Lú Dourado e Danielda Quixabeira
Direção musical e artística: Danielda Quixabeira
Violão-Cavaquinho: Danielda Quixabeira
Percussões: Bel da Bonita
Artistas Convidados: Bel da Bonita, Cid Fiuza, Mel do Cumbe, Grupo Raízes da Quixabeira
Gravado em Capim Grosso no estúdio Diniz H. Studio por Kelvin Diniz